Make your own free website on Tripod.com

 

BAMDA MEL

Formada há 10 anos, junto com o Bloco e o Trio Mel é, desde o início, um dos grupos musicais mais importantes da Bahia. Percussora do samba-reggae a Bamdamel já levou os ritmos da Bahia a locais tão distantes como o Japão, sempre obtendo muito sucesso. Dona de uma das agendas mais lotadas do Brasil está lançando seu décimo trabalho fonográfico, intitulado ALEGRIA. Uma das provas do sucesso pode atestada através dos discos que o grupo lança desde 1987, e que já foram contemplados com diversos discos de ouro e platina.

Constante renovação

Um dos motivos do sucesso duradouro do grupo é uma constante renovação de sua linguagem musical, que é acompanhado de perto por inovações tecnológicas (como o uso de um video wall sobre rodas). Refletindo estas mudanças e sua sonoridade própria a banda modificou a grafia de seu nome durante estes anos: de Banda Mel passou a Bamda Mel e agora Bamdamel. Mas o mais importante é o compromisso assumido com seu público desde o início: muita alegria e muito som.

É por esse motivo que o bloco Mel é um dos mais disputados e alegres do carnaval na Bahia, pois a Banda Mel é bala.

A bamda também sempre implacou sucessos entre eles Protesto do Olodum(E Lá Vou Eu), A Flor do Olodum, Mulher Primazia, Barca furada, Levada de Romance, Prefixo de Verão, Baianidade Nagô, Crença e Fé e Conversa Fiada. Veja os discos da banda:

 
  • Interior, 1987: surge a banda Mel e se implaca o primeiro sucesso "Faraó"
  • E Lá Vou Eu, 1988: Primeiro Cd que foi um sucesso. "Bagdá" e "Lá Vou Eu".
  • Mel, 1989: "...Ê, aê, aô, quem esperava a Banda Mel já chegou!" Foi assim que a MEL agitou as paradas das rádios na época com a música "Incenso De Índio" e além dela, Troféu Imprensa para "Ginga E Expressão",
  • Prefixo de Verão, 1990: "Prefixo De Verão"! Precisa dizer mais alguma coisa deste LP. A música que consagrou o estilo leve e cheio de "molho" da Banda Mel. Hino do Carnaval de 91, indicada para 5 categorias no Troféu Caymi, super executada em todo o Brasil, "PREFIXO DE VERÃO" é presença exigida em todos os shows e está na mente de toda a geração que viveu esses momentos.
  • Negra, 1991: Trouxe um repertório campeão e fez o hino do Carnaval da Bahia de 92, "Baianidade Nagô", estourou em todo o Brasil com "Crença E Fé" (...Vou dar a volta no mundo, eu vou!) e "Conversa Fiada". Conseguiram neste disco, consolidar a "MEL" por todos os cantos do país.
  • Mel, 1992: Traz o contagiante sucesso "Levada De Romance" e obedecendo à sua letra: "....Para, não para, não para não...." o swing continua tendo presença marcante neste LP, a faixa "Inspiração" mostra porque a Bahia é a terra que o Senhor do Bonfim abençoou. Além disso, é maravilha! "Mulher Primazia", a maravilha do samba reggae que todo mundo canta.
  • Mãe Preta, 1993: O disco mais completo da carreira da BAMDA MEL, é a expressão do talento da "MEL" e sua interpretação sobre o desenvolvimento dos vários estilos trazidos para a Bahia pelos negros, ceribenhos, latinos e demais influências que ganham personalidade própria em diversas regiões do estado. "A Flor Do Olodum" é o carro-chefe.
  • O Pulo da Gata, 1994: Tum, Tum,Tum Bateu... em "Bateu Saudade" A BAMDA MEL trocou o N pelo M ficou ainda melhor. Acumulando 12 anos de sucessos.
  • Todo Mundo Dança, 1995: Pra começar a música "COISA BOA" que já é hit em todas as rádios do país. "Delícias Do Sol", "Vem Me Fazer Sonhar", " Aquarela Do Brasil"
  • Alegria, 1996: "Dá o Pé Louro"
 
  • Jeitinho de Dançar, 1997/98: Regrava "Ai Nega", que é sucesso nas rádios.

 

 

 

Baianidade Nagô
(Evany)

Já pintou verão
Calor no coração
A festa vai começar
Salvador se agita
Numa só alegria
Eternos Dodô e Osmar
 
Na avenida Sete
Da paz eu sou tiete
Na barra o Farol a brilhar
Carnaval na Bahia
Oitava maravilha
Nunca irei te deixar, meu amor
 
Eu vou
Atrás do trio elétrico vou
Dançar ao negro toque do agogô
Curtindo minha baianidade nagô
Eu queria
Que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia
A Paz vence a guerra
E viver será só festejar.

 

Mulher Primazia
(Ademário/Beto Jamaica)

Você sempre mulher
Primazia que deslumbra
E que acata o mais profundo
sentimento
Artista nata que é
Da solene verdade 
A sua realidade
Tu és maravilha
você altiva e pura
Rosa de ouro, estrelada
Anjo da rosa menina
Que lhes super fascina
Rosa de Deus

Ê maravilha ê, ê, ê
Amar a vida ê, ê, a
E me chama
Vem cá, vem cá, vem cá

Direito oh! liberdade
Divindade me seja bem vinda
A Dulcineziar
Linda tal encantou
Eternas crianças do amor
Envolve e desenvolve
O fruto de uma simpatia
Que no seu dia a dia
Se faz verdejar
E ao teu seio vem alimentar

 

 

visite o site oficial da Bamda Mel

página principal