Make your own free website on Tripod.com

AXÉ MUSIC NLINE
página principal

IVETE SANGALO

Atualmente um dos maiores nomes do Brasil, e musa absoluta no coração do baianos. Nascida em Juazeiro, Bahia, em 27 de maio de 1972, Ivete foi uma dessas crianças que surpreendem pela incrível sensibilidade musical. Desde os três anos, cantava canções com toda a desenvoltura, fazendo a delícia dos pais, de quem herdou toda a magia musical que hoje seduz o país.

Durante a adolescência, participava como figura imprescindível dos saraus familiares, cantando e fazendo uma corretíssima percussão. Nesse tempo, já acumulava uma bagagem musical de tendências variadas, pois sendo a caçula de seis irmãos, terminava por ouvir gêneros os mais diversos, sem falar no repertório sedimentado durante anos por seus pais, amantes da boa serenata.

Na sua fase colegial empreende incursões musicais, cantando e tocando violão nas gincanas, festivais e diversas apresentações promovidas pelo colégio, sem falar nas inúmeras vezes em que faltava às aulas para reunir-se com os colegas e fazer música.

Um barzinho em Ondina, bairro de Salvador, assistiu às primeiras apresentações de Ivete em caráter profissional ( levada por sua irmã Mônica que já cantava e tocava ali ), muito embora o cachê fosse motivo de risadas entre as irmãs.

Tomando gosto por cantar em público, Ivete vai fazendo show em toda a Bahia, onde se faz conhecida e aplaudida. Voltando a Salvador Ivete é convidada a participar de uma Micareta ( espécie de Carnaval fora de época ) onde conhece o produtor Jonga Cunha. A parceria entre eles rende um projeto de show musical onde Ivete passeia por gêneros variados, embora a piece de resistence desse trabalho seja o funk, muito dançante, enxertado com características peculiares criadas por ela.

 

Nesse meio tempo, enquanto ensaia esse show, Ivete não pára e acompanha o cantor baiano Lui Muritiba e sua banda em viagens pelo interior da Bahia, como sua backing vocal. Dessas viagens, conta histórias bem - humoradas e credita às mesmas o início do aprendizado necessário para se comunicar com o seu público.

A boite Siriguela no bairro de Ondina em Salvador foi pequena pra conter o entusiasmo do público na estréia do show Ivete Sangalo e Banda, em Agosto de 1992. O amadurecimento musical alçava a cantora de voz privilegiada e interpretação irretocável ao seu lugar no pódium das grandes estrelas da canção brasileira. Com esse show, Ivete conquista o Troféu Caymmi 1992, o Grammy da música baiana, seduzindo mais uma vez, como não podia deixar de ser, público e crítica especializada.

Em 1993, Ivete faz um show com sua Banda no Mercado Modelo, dentro do projeto Meio-dia e é sensacionalmente aplaudida pela enorme quantidade de gente ali em torno do palco. A cantora se aproxima cada vez mais do grande público, atraindo a cada show, uma multidão que cresce a olhos vistos.

Seu produtor, embalado pelo incontestável sucesso de Ivete, propõe então a reedição da extinta Banda Eva, tendo agora a cantora como líder e diretora artística, haja visto o seu talento natural para dirigir e feeling para conhecer e entender o que o seu público quer ouvir.

O primeiro disco saiu com o selo da Sony Music e levou o nome da Banda. A faixa 'Adeus, bye, bye' conquistou a admiração e os elogios da cantora Maria Bethania, que à época profetizou: 'Ivete Sangalo será a maior cantora do Brasil', chegando a incluir essa mesma canção em seu show.

O disco 'PRÁ ABALAR' ( Polygram ) trouxe 'Alô, Paixão', 'Prá Abalar' e 'Flores', todas consagradas pelo público. 'Hora H' ( Polygram ) veio com 'Cupido Vadio', 'Me Abraça', 'Coleção' e 'Pegue aí'. 'Beleza Rara' ( Polygram ) foi o 4° disco gravado por Ivete como lider da Banda Eva e trouxe a bordo o grande hit que dá nome ao trabalho, além de 'Levada Louca', 'É Agora' e 'Amei Demais'.

Ivete Sangalo gravou o 5° disco "Banda Eva ao Vivo (Polygram )" em meio a uma grande festa. A legião de fãs que a acompanha compareceu em peso, transformando a gravação ao vivo numa emocionante recordação dos sucessos acumulados até então. Foi um dos maiores índices de venda do Brasil.

Seu último trabalho à frente da Eva, 'Eva, você e eu' ( Polygram ), nos mostra uma Ivete compositora doce como mel ('Carro Velho'), revivendo com humor experiências antigas e fazendo música de sucesso, como não podia deixar de ser. Capitaneada por Ivete Sangalo, a Banda Eva, alcançou um dos maiores êxitos dentro do gênero 'axé music' vendendo até hoje, dos seus seis discos gravados, quatro milhões e meio de unidades.

Em 1999, Ivete Sangalo partiu para um vôo ainda mais alto: a carreira solo. Inaugurou agora em Janeiro a sede de sua produtora, a CACO DE TELHA Produções e Eventos, e adquiriu o trio, cujo nome é a cara dela, Madeirada, para animar todos os foliões por todo o Brasil. Atualmente assumiu o namoro com Luciano Huck, apresentador do programa H.

Página Principal